Compressa morna ou gelo?
04/07/2019 | 15:43:09

Frio e aquecimento são recursos baratos e com poucos riscos, se utilizados de maneira correta.
Porém as pessoas deixam de utilizá-los por não saberem a indicação de cada um.
Você sabe em quais casos devemos usar o gelo e quando o mais indicado é a aplicação de calor?
Então, vamos lá.

O gelo tem um efeito analgésico e antiinflamatório e a capacidade de diminuir edemas (inchaços locais). Em casos de traumas, como entorses, estiramentos e batidas, ele deve ser usado de 15 a 20 minutos, a cada 2 a 3 horas, nos primeiros 2 dias principalmente. Assim é possível diminuir o tamanho da lesão, controlar a dor, o edema e o processo inflamatório. Também é indicado para dores articulares e inflamações agudas (sabemos que é agudo quando a área está quente, avermelhada, inchada, dolorida e/ou latejando).

Já o calor tem um efeito analgésico e relaxante muscular, principalmente pelo aumento da circulação sanguínea local. Ele é indicado nos casos de tensões e espasmos musculares (como dores nas costas) e quadros que levem à rigidez articular (como na artrose ou após imobilização prolongada). Pode ser feito de 2 a 3 vezes por dia, por 20 a 30 minutos.

Mas devemos ficar atentos na indicação de cada um. O calor pode piorar uma inflamação e o gelo pode agravar os espasmos musculares. Ambos são úteis quando utilizados da maneira correta, além de ser um tratamento de fácil aplicação e baixo custo.

Lembrando que, nas 2 situações, o tempo deve ser respeitado e a pele tem que ficar protegida para evitar lesões nela.

Júlio César Freitas
Fisioterapeuta
@moveprime