11 filmes para quem gosta de corrida
19/11/2019 | 08:40:20

O portal SouCorredor selecionou 11 filmes com a temática de CORRIDA para os amantes do cinema e do esporte.
Pega a pipoca e vamos MARATONAR!

1 - Town of Runners (2012)
A paixão pela corrida é o viés da história de duas meninas na Etiópia que buscam, no esporte, uma vida diferente. O documentário mostra três anos de treinamento dessas corredoras e seus altos e baixos para tornarem-se atletas profissionais. A jornada de superação é incentivada pelo treinador Sentayehu Eshetu, que ajuda as jovens a escapar da pobreza e a alcançar o sucesso por meio do esporte.

2- The Spirit of The Marathon (2007)
Em The Spirit of the Marathon, diferentes histórias se cruzam. Em todas elas, a superação e a disciplina são os ingredientes necessários para que os protagonistas alcancem o objetivo a que se propuseram: completar a maratona de Chicago. O documentário enfoca a preparação e rotina de treinamento de seis atletas, dos quais quatro são amadores, e os motivos que os levaram a correr os 42 km. Forte fonte de motivação, o filme é rico em detalhes sobre a história da modalidade, com depoimentos de escritores, historiados e atletas.

3- A Longa Corrida (2001)
Apaixonado por seu trabalho, o treinador de atletismo Berry (Armin Mueller-Stahl) encontra uma última oportunidade de conhecer o sucesso ao conhecer Christine (Nthati Moshesh). Apesar do talento evidente da jovem corredora, Berry precisará moldar o gênio rebelde da atleta. Emocionante e surpreendente, The Long Run é inspirado na história da primeira mulher negra sul-africana a correr a ultramaratona de Comrades, uma das mais difíceis do mundo.
Veja o trailer:

4- Carruagem de Fogo (1981)
Vencedor do Oscar de Melhor Filme, este clássico sobre corrida conta a história de dois atletas britânicos com um objetivo em comum – disputar os Jogos Olímpicos de 1924, em Paris –, mas com perfis bem diferentes: Harold Abrahams (Ben Cross) é um estudante judeu que corre para ser famoso, enquanto Eric Liddell (Ian Charleson) é um missionário católico devoto, que corre em nome de Deus. O filme é sempre lembrado por sua música-tema (composta pelo grego Vangelis), que se tornou hino de maratonistas de todo mundo, além de ser usada a exaustão por emissoras de TV durante a cobertura das Olimpíadas.

5- Paratodos (2016)
O documentário mostra a trajetória, a vida e os desafios de atletas paralímpicos em fase de preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

6- The Barkley Marathons: The Race That Eats Its Young (2014)
O documentário retrata uma das provas mais difíceis do mundo, a The Barkley Marathon, uma ultramaratona de montanha que acontece em Wartburg, no Tennessee. Existem duas distâncias nesta corrida: uma a “Run Fun” (em português, “corrida divertida”), de 60 milhas (97 km), e a principal, de 100 milhas (160 km). O tempo máximo para concluir essa prova é de 60 horas.

7- From Fat to Finish Line (2015)
Doze Homens e doze mulheres aceitam o o desafio de perder peso e participar de uma prova de revezamento de mais de 300 km.

8- Raça (2016)
Dirigido por Stephen Hopkins, o filme retrata a vida do norte-americano Jesse Owens, corredor que mostrou ao mundo, durante as Olimpíadas de 1936, em Berlim, que a ideia de supremacia ariana construída por Hitler, durante o regime nazista, era apenas uma ideia racista.

9- 100 metros (2016)
Baseado na história real de Ramón Arroyo, o “100 Metros” conta a história de um publicitário sedentário que é diagnosticado com esclerose múltipla ao 35 anos e no início do tratamento ouve de outro paciente que em pouco tempo não conseguiria sequer caminhar 100 metros. A jornada de sofrimento e as limitações nos movimentos e na fala são vencidas com a ajuda do esporte. A cereja do bolo de sua recuperação é a conclusão de um Ironman, a mais famosa e desafiadora prova de triathlon do mundo.

10- Prefontaine (1997)
Steve Prefontaine, que morreu em um acidente de carro aos 24 anos, em 1975, é um mito nos Estados Unidos. Uma das provas disso é que existem três filmes em sua homenagem. Neste, de 1997, Jared Leto interpreta “Pre”, recordista americano de sete categorias das corridas de pista, entre 2 mil e 10 mil metros. As outras películas em sua homenagem são “Fire on the track”, de 1995, e “Prova de fogo”, de 1998.

11- I Am Bolt (2016)
O documentário mergulha na vida do jamaicano Usain Bolt, aposentado desde o último Mundial de Atletismo. “I Am Bolt” mostra a trajetória do velocista do início de sua vida até sua consagração. As gravações aconteceram nas Olimpíadas de Pequim, Londres e Rio de Janeiro, além de um Mundial na Alemanha em 2009 e da terra-natal do corredor, a Jamaica. Participam do documentário os velocistas Asafa Powell e Yohan Blake, Neymar e Pelé, a tenista Serena Williams e o músico, e filho de Bob Marley, Ziggy Marley.