Dicas de alimentação saudável para curtir o carnaval
17/02/2020 | 16:00:45

Olá pessoal! O carnaval está chegando e para não perder o pique durante os quatro dias, preparamos para vocês algumas orientações que vão te ajudar a manter a saúde e aproveitar melhor a folia durante a semana carnavalesca. Vamos às dicas?

*Evite: Importante lembrar que durante este período alguns alimentos devem ser evitados, como: frituras e alimentos gordurosos em geral, pois, eles demoram mais tempo para serem digeridos, podendo causar desconforto gástrico e também provocar sonolência, diminuindo a resistência do folião. Prefira consumir preparações grelhadas ou assadas no forno.

*Higiene das comidas de rua: Durante os festejos é muito comum o consumo dos lanches de rua devido ao tempo que passamos nos bloquinhos. Porém, como isto é algo que VAI ACONTECER, uma forma de minimizar infecções intestinais é prestar atenção na manipulação do alimento. Observe se quem está te servindo utiliza luvas, higieniza as mãos e se os alimentos estão conservados adequadamente. Você ainda pode dar preferência a alimentos que serão preparados na hora.

*Consumo de bebidas alcoólicas: A velha cervejinha é sempre uma boa pedida durante o calor, principalmente quando estamos “frevendo”. Mas, não esqueçam, o álcool causa desidratação, logo, é importante intercalar a cerveja com o consumo de água. Isso evita que você desidrate e que a ressaca te pegue de jeito no outro dia, desta forma você aproveitará melhor toda a folia.

*Hidratação: Esta dica é sem moderação. Beba bastante água antes, durante e após a festa. Procure ingerir pelo menos 2 litros ao dia. Uma boa opção é a água de coco e sucos de frutas naturais.

*Consuma frutas: Você pode consumir as frutas de sua preferência, mas, também pode investir mais naquelas que são ricas em potássio e em vitamina C como: mamão, melão, abacaxi, maracujá, banana, manga, goiaba, acerola, entre outras. Elas ajudam no trabalho muscular e na desintoxicação do fígado, reduzindo a ressaca.

*Dê preferência a alimentos leves: Nesse período coma carnes brancas grelhadas ou assadas; grãos, cereais e arroz (integrais); verduras cruas e cozidas. Você pode também consumir um ovo caso exagere no álcool, pois ele ajuda a combater os sintomas da ressaca. Lembre-se também de fazer pelo menos as 3 grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar), com lanches leves nos intervalos. Não coma em grande quantidade e não pule as refeições. Aqui só vale pular os bloquinhos =)

Agora é só separar a fantasia e curtir com alegria!


Nutricionista: Suzane Barbosa
CRN6-8094