MÉTODOS DE TREINAMENTO HIIT E HICT
10/04/2020 | 11:03:26


Estes dois métodos de treino NÃO são a mesma coisa.
Vale a pena lembrar que HIIT não é polichinelo, alguns burpees, correr no lugar, e faz uma pausa, lamento informar, isso não é HIIT.

HICT”. Essa Sigla significa “HIGH INTENSITY CIRCUIT TRAINING”. Esse é um modelo de treinamento muito interessante realizado em CIRCUITO, onde há a troca de estações. Geralmente, esse modelo de treino é organizado com 8 a 15 estações, onde o CONTROLE de execução do exercício pode ser realizado pelo TEMPO(segundos ou minutos) ou pelo NÚMERO DE REPETIÇÕES. O período de repouso pode ser organizado de acordo com o objetivo da sessão. Via de regra, esse modelo de INTERVAL TRAINING é utilizado para melhora da resposta cardiorrespiratória e neuromuscular.

HIIT – Essa significa "HIGH INTENSITY INTERVAL  TRAINING" é composto por períodos de esforço em alta intensidade empregando exercícios cíclicos únicos e sem variações, como corrida ou pedaladas, e até mesmo calistenia. A intensidade é alta, e CONTROLADA com base na FREQUÊNCIA CARDÍACA,  na intensidade associada ao VO2max, no TEMPO LIMITE, e até na PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO.  Pode ser realizado por períodos curtos de 4-5 min até 90min, 2h… mais de 10 VARIÁVEIS são manipuladas na organização do HIIT, isso faz com que o treino fique muito dinâmico.

Agora é só ver em qual deles seu aluno se adapta melhor, lembrando que são treinos intensos e deve ser aplicado de forma eficiente e com muita cautela

Prof. Especialista
Jailton Santos