Saúde Bucal e Prática de corrida
15/07/2020 | 08:16:20

Para ter um bom rendimento nos treinos e nas provas de corrida é preciso estar com a saúde em dia. Muitos atletas associam a boa saúde a uma dieta equilibrada e a prática de exercícios, porém muitos negligenciam a saúde bucal pois não sabem ao certo o quanto isso pode prejudicar o seu rendimento ou até levar a suspensão dos treinos por alguns dias.
Durante os exercícios de longa duração, é comum os atletas utilizarem substâncias suplementares, dentre elas as barras de proteína e as bebidas ou géis energéticos. Essas substâncias podem ser prejudiciais aos dentes por apresentarem substâncias ácidas, açucaradas e apresentarem uma consistência viscosa, o que deixa o meio bucal mais propício a ação das bactérias que causam a cárie e podem levar a erosão dental. Além disso, muitos atletas acabam respirando pela boca, fazendo com que haja um ressecamento da região, o que faz com que a saliva deixe de remover, de forma efetiva, os resíduos dos alimentos que aderem à superfície dental, prejudicando ainda mais a saúde bucal do atleta.
Com visitas periódicas ao consultório odontológico é possível evitar o surgimento de processos inflamatórios e infecciosos que podem ser bastante debilitantes uma vez que podem desencadear dor intensa e edemas extensos, impossibilitando a realização do exercício físico em geral. Desta forma, se houver necessidade de realização de procedimentos mais invasivos pode-se programá-los de maneira que estes não atrapalhem o cronograma de treinamento dos atletas, além de buscar alternativas para diminuir os efeitos negativos que o treinamento de alta intensidade pode ter na saúde bucal.
Quanto maior o cuidado do atleta com sua saúde bucal e a busca periódica pelo acompanhamento profissional, menor a possibilidade de problemas bucais prejudicarem o rendimento esportivo. Além dos médicos, nutricionistas e educadores físicos que acompanham os treinamentos desses atletas, os dentistas também devem ser inseridos nesse rol de profissionais para evitar que problemas bucais debilitem o atleta e prejudiquem os seus resultados. Sendo assim, não deixe de procurar um profissional de odontologia para realizar um acompanhamento especializado e sempre informe ao seu dentista sobre a prática de atividades esportivas regulares para que seja feito o planejamento mais adequado.



Amanda Pinheiro
Cirurgiã-dentista
CRO-PE 9785

#Saúde #Bucal #Corrida #SouCorredorbr