Jovem de 21 anos é a primeira pessoa com síndrome de Down a concluir um triatlo Ironman
11/11/2020 | 16:17:23

O atleta Chris Nikic cruzou a linha de chegada no último sábado (07) para se tornar a primeira pessoa com síndrome de Down a completar um triatlo Ironman.

O norte-americano de 21 anos teve sua conquista reconhecida pelo Guiness World Records. Chrins completou a difícil missão de nadar 3,8km, pedalar 180 km e correr 42,1 km durante o Ironman Florida, que aconteceu em Panama City Beach.

“Ironman. Objetivo definido e alcançado”, disse Nikic em um post no Instagram. “É hora de definir uma nova e maior meta para 2021.”

Chris completou a corrida em 16 horas, 46 minutos e 9 segundos – 14 minutos abaixo do tempo limite de 17 horas.

O jovem caiu da bicicleta e foi atacado por formigas em uma parada de nutrição, mas ele pressionou para terminar a competição, disse a Special Olympics em um comunicado. “Estamos muito inspirados e sua conquista é um momento decisivo na história do Ironman que nunca pode ser tirado de você”, disse a organização Ironman Triathlon em um post no Twitter.

A organização documentou a corrida histórica com uma série de atualizações nas redes sociais no dia da competição. Chris e seu pai Nik desenvolveram o “desafio 1% melhor” para se manter motivado durante o treinamento. A ideia é promover a conscientização sobre a síndrome de Down e, ao mesmo tempo, obter 1% de melhora a cada dia para completar o Ironman, de acordo com o site da Chris.

“Para Chris, esta corrida foi mais do que apenas uma linha de chegada e celebração da vitória”, disse Nik Nikic. “Ironman serviu como sua plataforma para se tornar um passo mais perto de seu objetivo de viver uma vida de inclusão e liderança.”

Após sua conquista recorde, Chris se concentrará em competir nos Jogos Olímpicos Especiais dos EUA de 2022 e continuar a arrecadar dinheiro para as Olimpíadas Especiais, síndrome de Down e RODS (Corrida para Órfãos com Síndrome de Down) por meio de sua plataforma.

“Alcancei meu objetivo e agora quero ajudar outras pessoas como eu”, escreveu ele ao Instagram.

Foto: Arquivo pessoal/ Site chrisnikic.com
Texto: Gooutise.com.br