ANSIEDADE X EXERCÍCIO FÍSICO
27/11/2020 | 15:06:04

Quem sofre com os sintomas de quadros de ansiedade sabe como é difícil lidar com essa condição. Pensamento acelerado, dores no peito, dificuldade para respirar e tremores são apenas alguns dos efeitos colaterais que atrapalham a vida profissional e pessoal desses indivíduos. ⠀
Felizmente, diversos estudos e análises já conseguiram comprovar que a prática regular de exercícios físicos pode ser uma grande aliada no combate aos sintomas de ansiedade. ⠀
A prática regular de exercícios pode produzir efeitos antidepressivos e ansiolíticos, além de proteger o organismo dos efeitos prejudiciais do estresse na saúde física e mental.
Como a atividade física ajuda a controlar a ansiedade?
- Praticar um exercício ou atividade física pode te distrair dos pensamentos que te deixam ansioso;
- Mover o corpo reduz a tensão muscular, diminuindo as contribuições físicas para o sentimento de ansiedade;
- O aumento da frequência cardíaca muda a química do cérebro, elevando a disponibilidade de substâncias químicas importantes contra a ansiedade;
- O exercício ativa as regiões frontais do cérebro, responsáveis por controlar a amígdala, nosso sistema de reação a ameaças reais ou imaginárias à nossa sobrevivência;
- Praticar atividades físicas regularmente constrói recursos que aumentam a resiliência contra emoções muito intensas.
Cerca de 10 minutos de exercícios já podem começar a estimular os efeitos ansiolíticos.