4 ERROS APÓS O TREINO QUE VOCÊ NÃO SABIA QUE COMETE
04/01/2021 | 10:14:48

Muita gente sua a camisa durante os treinos, mas acaba esquecendo que o esforço deve continuar depois dele também. Para os benefícios dos treinamentos irem além da hora em que os exercícios são praticados é preciso deixar certas manias de lado. São eles:

1. Comer tudo o que vê pela frente

Depois do treino tem gente que vai para casa enquanto outros vão direto para o trabalho. Em ambos os casos não há motivos para sair comendo qualquer coisa como se não houvesse amanhã. Se você sai do treino correndo para o trabalho, tenha sempre na mochila lanches saudáveis para consumir logo que terminar de correr.

Mas nada de exageros, opte por alimentos que sejam ricos em proteína com um pouco de gorduras boas e carboidratos complexos para repor a energia perdida. Se você volta para casa após o treino, controle sua vontade de atacar a geladeira.

Não caia no mito de que se pode comer qualquer coisa ou alimentos saudáveis em grandes quantidades com o intuito de repor as energias. Depois de tanto esforço, você não vai querer pôr os resultados do seu treinamento a perder, certo?

2. Consumir energéticos após os treinos

É fundamental repor os eletrólitos após o treino, às vezes dependendo da intensidade do exercício feito, a água não é suficiente. No entanto, as bebidas energéticas encontradas nos mercados estão longe de ser a melhor opção. Isso porque são muito calóricas, costumam ter em média 150 kcal. Além disso, não ajudam o atleta a se reidratar, muito pelo contrário, pois são diuréticas e ajudam o corpo a eliminar líquido.

As melhores opções de bebidas para repor as energias após o treino são os isotônicos esportivos e a água de coco, de preferência in natura.

3. Ficar muito tempo com a roupa do treino

As roupas para exercício costumam ser bem confortáveis, mas elas devem ser tiradas logo após o treino. Isso porque, as peças retêm umidade e permanecer com elas por longos períodos pode levar a infecções por fungos.

Também é fundamental tomar banho após os exercícios, deixar a transpiração secar na pele estimula o crescimento de bactérias e doenças de pele, como coceira.

4. Ficar o resto do dia de pernas para cima

O último dos erros após o treino é que muita gente sente vontade de descansar o resto do dia, principalmente após treinos longos, a vontade é de se jogar no sofá. Só que deixar o corpo em descanso absoluto após uma atividade que acelera o organismo, pode fazer com que seu treino renda menos do que o esperado. Você não deve ficar o dia todo parado, exercícios leves são ótimos para ajudar na recuperação pós-treino, pois mantêm o sangue circulando melhor, colaborando para a regeneração dos músculos.

Caminhe, faça alguns alongamentos suaves, evite ficar o dia todo sentado no trabalho. Ajude a circulação do seu corpo funcionar melhor não ficando o dia todo de penas para cima. Se você mudar esse hábito verá que a atividade física pode ser sua aliada e invés de causar cansaço, te dá mais disposição para as atividades do dia a dia.

Por Carolina Abrantes
Via WebRun